Saiba como se prevenir de um ataque ransomware com o uso da nuvem

Blog
Saiba como se prevenir de um ataque ransomware com o uso da nuvem
14 Nov

Saiba como se prevenir de um ataque ransomware com o uso da nuvem

Por Marketing em 14 de Novembro de 2018

Como se proteger contra ataque de ransomware com o uso da nuvem? A nuvem pode ajudar! E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Essa ameaça, que criptografa os seus arquivos e os deixa inacessíveis, tem crescido exponencialmente e pode ser coibida com auxílio de cloud backup. Você descobrirá como em 5 dicas simples!

Desde a criação de backups regulares de dados críticos para a nuvem até o planejamento de uma estratégia de recuperação de desastres, há muito o que fazer para prevenir a perda total de dados.

Quer entender de vez como evitar essa situação? Acompanhe nosso passo a passo:

 

1. Faça backups regulares.

A maior defesa que qualquer empresa tem para se proteger contra ataque de ransomware é o backup, portanto, faça o backup regularmente. Armazene cópias de segurança dos seus dados mais importantes diariamente. No caso de um ataque, você não será forçado a pagar para ver seus dados novamente.

Seus backups devem estar isolados do sistema infectado, e por isso a nuvem é o local ideal: estamos falando de um servidor remoto que armazena suas informações e exige uma autenticação para acessar os dados contidos ali.

Tudo isso é fundamental, já que backups feitos no mesmo servidor ou em dispositivos de mídia conectados à rede estão vulneráveis a infecção pelo mesmo vírus ransomware que atacou o sistema principal.

 

2. Tenha mais de uma cópia de seus backups

O ideal é ter sempre mais do que uma única cópia de segurança dos seus arquivos. Afinal, se você tem apenas um backup e ele é comprometido, é grande o risco de você não ver seus arquivos sem pagar aos hackers o valor do resgate. Certamente não é isso que queremos fazer ao ser infectados com malwares como o ransomware. Para se proteger, contrate um serviço de backup que faz mais que uma cópia de segurança dos seus arquivos, como o do Google.

 

3. Ative a autenticação em duas etapas

Apesar de serem medidas indispensáveis, apenas fazer backups não é o suficiente para se proteger contra ataque de ransomware. Também é preciso proteger essas informações que estão na nuvem para que elas não sejam infectadas por um vírus. Ativar a verificação em duas etapas é uma forma de fazer isso. Esse processo exigirá que, para se conectar à sua nuvem, qualquer agente malicioso tenha de enviar uma solicitação, sendo detectado antes que possa completar seu objetivo.

 

4. Defina backups com a possibilidade de recuperar arquivos anteriores

Se um ransomware infiltrou com sucesso os seus sistemas, o único jeito de recuperar os seus arquivos é pela recuperação dos backups. A questão, porém, é que softwares maliciosos são cheios de truques e podem ter travado até mesmo suas cópias de segurança.

O ideal, portanto, é fazer backups que deem a você a habilidade de restaurar versões anteriores dos seus arquivos. Isso pode aumentar o consumo de espaço na sua nuvem, mas vai dobrar o nível de proteção obtido pela sua empresa.

 

5. Crie uma arquitetura de recuperação de desastres. Ransomware não é invensível!

Uma arquitetura de recuperação de desastres é o último recurso fundamental para obter sucesso no caso de um ataque ransomware. Ela permite que a organização se recupere em minutos depois de ser acometida pelo malware.

Um dos recursos mais comuns numa arquitetura de recuperação de desastres é um guia com o que fazer no caso de um cenário adverso. Esse método permite a restauração granular de máquinas virtuais a partir de pontos específicos em tempo recorde, reduzindo o tempo de inatividade ao qual a sua empresa estará submetida se for vítima de um ataque.

Como você viu, os backups na nuvem tornaram mais simples a tarefa de se proteger de ataques ransomware. Portanto, considere a possibilidade de investir nessa solução para garantir a integridade do seu negócio.

Agora que você já sabe se proteger contra ataque de ransomware com auxílio da nuvem, que tal continuar aprendendo? Assine nossa newsletter e receba outras dicas exclusivas diretamente no seu e-mail!

 

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!


Aguarde..
Fale conosco no WhatsApp
(11) 4118-4003
Fale conosco no telefone
(11) 4118-4003