O que é e quais os benefícios da virtualização de servidores?

Blog
O que é e quais os benefícios da virtualização de servidores?
31 Out

O que é e quais os benefícios da virtualização de servidores?

Por Marketing em 31 de Outubro de 2018

O benefícios da virtualização de servidores pode ser explicado conceitualmente como a reorganização de ambientes operacionaisde servidores físicos em servidores virtuais. Essa técnica tem inúmeras vantagens e gera vários resultados positivos para as empresas e os departamentos de TI.


Por meio da virtualização, por exemplo, é possível executar diversos programas, serviços e até sistemas operacionais em um único equipamento físico. É uma grande estratégia para melhorar o gerenciamento em TI, reduzir custos e elevar a produtividade da empresa. Gostou do tema? Continue a leitura e entenda ainda mais sobre virtualização de servidores.


Afinal, o que é virtualização de servidores e quais benefícios da virtualização de servidores?


Virtualização de servidores é um tipo específico de virtualização. É a criação de uma versão virtual de um servidor, de um sistema virtual ou mesmo de um sistema de armazenamento. Na prática, significa que os recursos que costumavam estar disponíveis em um servidor físico passam a ser distribuídos em diversas máquinas virtuais.


Essa estratégia permite ao usuário, por exemplo, executar tarefas em diversos sistemas operacionais de maneira simultânea e, claro, utilizar um único hardware. A técnica ainda permite maior densidade de utilização de recursos, ou seja, com ela, o computador torna-se muito mais poderoso.


Como funciona a virtualização de servidores?
Para deixar de lado o modelo tradicional e entrar de cabeça na virtualização, é necessário tomar alguns passos importantes. Veja abaixo os principais:


Aquisição do servidor
O primeiro passo é adquirir um servidor físico. No equipamento, é instalado um sistema operacional básico, chamado de hypervisor. O sistema tem capacidade de “fatiar” o servidor em diferentes partes. Quanto menor for a memória ocupada pelo hypervisor, mais recursos ficam disponíveis nas máquinas virtuais.


Criação das máquinas virtuais
Em cada divisão, o hypervisor simula a existência de um novo hardware: são as máquinas virtuais. As máquinas têm capacidades diferentes entre si e variam de acordo com a demanda. Algumas podem ter mais memórias, enquanto outras priorizam o processador, por exemplo.

 
Instalação do sistema operacional
Depois de criar as máquinas virtuais, é importante fazer a instalação do sistema operacional em cada uma delas. Os sistemas ficam separados uns dos outros e cada um vai enxergar apenas os recursos no qual estão dedicados.


Conexão a uma Storage Area Network (SAN)
SAN é um local de armazenamento que pode ser compartilhado entre servidores. É dentro dessa estrutura que serão armazenadas as máquinas virtuais. A técnica permite algumas facilidades para o gerenciamento do sistema e para a definição das prioridades entre máquinas virtuais.


Quais as vantagens da virtualização de servidores?
Não foi à toa que a virtualização ganhou tanto espaço e cresceu muito nos últimos anos. O sistema oferece diversas vantagens para empresas, clientes e profissionais de tecnologia da informação.


Diante de tantos benefícios, é difícil imaginar que essa realidade mudará tão cedo. Acompanhe as seções abaixo, nas quais destacamos as principais vantagens da virtualização.


Melhora o aproveitamento do hardware
Quem utiliza um computador da maneira tradicional deixa a máquina ociosa na maior parte do tempo. Isso porque é muito raro que o usuário execute alguma tarefa que exija toda a capacidade da máquina. Na virtualização, porém, essa lógica muda. Sempre que a máquina virtual é acionada, os recursos ociosos são alocados e você aproveita melhor a capacidade da máquina.


Ao implantar múltiplos servidores em um número reduzido de servidores físicos, aumenta-se a utilização média dos recursos disponíveis. A taxa de utilização do servidor pode subir até 90%.

 
Permite a utilização de vários sistemas operacionais    
A virtualização de servidores caiu nas graças dos analistas de sistemas porque permite utilizar vários sistemas operacionais simultaneamente. Isso ocorre porque cada sistema é instalado em máquinas virtuais distintas. É possível, por exemplo, utilizar o Windows Server 2003, o Windows Server 20012 R2 e até mesmo o Linux — tudo de acordo com as demandas e as preferências do usuário. Isso traz mais liberdade e oferta de recursos, que geram muitos benefícios para o dia a dia do setor de TI.


Otimiza o espaço físico e gera economia de energia
A virtualização dos servidores tem como uma das vantagens de maior destaque a economia de recursos financeiros — em especial, a redução dos custos em energia e espaço físico. Graças à virtualização, sua empresa pode ficar livre daquela quantidade enorme de dispositivos instalados. Na prática, sobra mais espaço livre para atender outras funções na empresa. Com menos dispositivos locais, você também tende a gastar menos com energia. Isso porque a infraestrutura tradicional exige refrigeração constante, o que eleva a conta de luz no final do mês.


Reduz ou elimina o número de downtime
Nada pior para a produtividade de uma empresa do que o sistema de tecnologia caindo constantemente ou permanecendo muito tempo fora do ar, o que chamamos de downtime. Pois saiba que a virtualização ajuda a reduzir ou até mesmo eliminar o downtime. Com várias máquinas virtuais sendo operadas de maneira simultânea, é possível reduzir as quedas. Quando uma das máquinas enfrenta algum problema, outras são acionadas para manter o serviço no ar. O usuário nem percebe essa mudança.

 
Aprimoramento da automação e do gerenciamento
A virtualização dos servidores também ajuda na automação e no gerenciamento de processos de uma empresa. Isso porque a virtualização permite a criação de um ambiente centralizado de gerenciamento. Dessa forma, é possível ter, de maneira amigável e intuitiva, uma interface para auxiliar no gerenciamento dos ambientes de produção de homologação, além do gerenciamento de atualizações de versões e de implantação.

 
Facilidade de migração
Você deve conhecer o trabalho que é quando uma empresa decide migrar para um novo sistema operacional, não é mesmo? Pois saiba que a virtualização pode ajudar nessa missão. Graças a essa técnica, é possível manter uma máquina virtual executando o sistema operacional antigo. Assim, reduzem-se os custos com a migração e mantêm-se vários arquivos rodando no sistema antigo por segurança.


A virtualização de servidores realmente traz muitas vantagens e ajuda as empresas a se manterem competitivas. Gostou deste artigo? Então, siga nosso Facebook e Linkedin e fique atento a vários outros conteúdos de qualidade.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!


Aguarde..
Fale conosco no WhatsApp
(11) 4118-4003
Fale conosco no telefone
(11) 4118-4003