Porque o Windows 10 é mais seguro que as versões antigas

Blog
Porque o Windows 10 é mais seguro que as versões antigas
14 Nov

Porque o Windows 10 é mais seguro que as versões antigas

Por Marketing em 14 de Novembro de 2018

Sabemos que o Windows 10, trouxe uma série de recursos para tornar o dia a dia de cada usuário mais seguro e confiável. Por muitos anos, especialistas de tecnologia apontaram o Windows como um sistema pouco seguro. Comparando com funções de outros sistemas, eles indicavam que o sistema operacional da Microsoft era carente de uma série de recursos que, em um cenário em que o Windows possuía o maior número de instalações ativas do planeta, colocava os dados de usuários em um risco grave.

Essa realidade mudou. A Microsoft investiu uma grande quantidade de recursos na criação de ferramentas que tornassem o sistema operacional mais seguro e confiável. Isso chegou ao seu pico no Windows 10, que agora é considerado um dos melhores sistemas operacionais do mercado e um dos principais para quem busca mais segurança no seu dia a dia.

Quer saber os motivos e o que torna a segurança digital tão importante? Então continue a leitura deste post!

 

Qual é a importância de utilizar sistemas operacionais mais seguros?

Computadores já estão profundamente integrados no nosso dia a dia. No ambiente corporativo, eles são peças-chave de uma rotina mais eficaz, com alta mobilidade e baixo índice de erros. Graças a eles, a troca de dados e a execução de tarefas é feita em prazos menores, permitindo que empresas tenham mais lucro e competitividade.

Nesse cenário, ameaças digitais tornaram-se uma grande preocupação de gestores. Conectados em rede, computadores podem ser atingidos facilmente se os seus sistemas não forem modelados para evitar tentativas de roubo de dados e acesso não autorizado a recursos. Como consequência, a empresa perde clientes e reduz a sua capacidade de realizar negócios.

É para evitar tais riscos que a companhia deve investir no uso de sistemas atualizados. Quando a companhia trabalha com a versão mais recente de suas aplicações, as chances de uma pessoa estar exposta a vulnerabilidades é reduzida ao máximo. Se tais aplicações possuírem um processo de instalação de updates simplificado, a confiabilidade do sistema de TI pode ser garantida sempre.

 

Como o Windows 10 é mais seguro do que as outras versões do Windows?

O Windows 10 trouxe uma série de recursos para tornar o dia a dia de cada usuário mais seguro e confiável. Graças a eles, essa é a versão mais confiável já feita. Confira alguns abaixo.

 

Windows Hello

O Windows Hello oferece uma camada nova de segurança para usuários. Com o auxílio de uma câmera, ele elimina a necessidade de usuários utilizarem senhas, trocando a digitação pelo reconhecimento facial.

Esse recurso é otimizado continuamente e é uma das formas mais confiáveis de fazer login em um sistema. Uma vez que o Windows Hello é configurado, não há mais a necessidade de digitar senhas para entrar no Windows. Isso torna esse processo mais simples e ágil, ao contrário de senhas, não há como roubar a sua face.

 

SmartScreen

Integrado ao Edge, o SmartScreen é uma tecnologia anti phishing. Essa solução utiliza uma grande base de dados da Microsoft baseada na nuvem para avaliar a confiabilidade de páginas web. Quando uma pessoa tentar acessar uma página com baixa confiabilidade, alertas são exibidos para prevenir o roubo de dados.

 

Windows Defender

Essa é uma solução nativa do Windows para proteger usuários contra vírus e malwares. As atualizações são aplicadas em tempo real, assim como a detecção de ameaças. Dessa forma, qualquer arquivo presente no computador que esteja comprometido pode ser descoberto rapidamente.

 

Device Guard

Esse recurso permite que o usuário possa impor políticas de integridade que eliminam as chances do sistema executar aplicativos com um código-fonte pouco confiável. Assim, ataques como os de ransomware são bloqueados facilmente.

 

Secure Boot

O novo padrão de segurança do Windows reduz as chances do usuário iniciar o sistema caso o boot e o firmware estejam comprometidos. Dessa forma, o gerenciador de inicialização da máquina fica livre de ameaças que possam atuar nesse momento.

 

Credential Guard

Com o auxílio de técnicas de virtualização, o Credential Guard usa processos utilizados por uma série de ataques, como o Petya. Dessa forma, mecanismos de segurança e de rede ficam protegidos contra ameaças digitais, e as chances de um ataque obter sucesso caem drasticamente.

 

App Locker

Em máquinas que não possuem o Device Guard ativo, o App Locker entra em ação para proteger o usuário da execução de programas pouco confiáveis.

 

UAC

O User Account Control é um recurso que foi introduzido no Windows 7 e tem sido otimizado desde então. A sua principal função é limitar o acesso a recursos administrativos por programas sem que o usuário saiba. Altamente personalizável, o UAC é uma forma simples e prática de impedir que um programa desconhecido consiga executar modificações profundas no sistema.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!


Aguarde..
Fale conosco no WhatsApp
(11) 4118-4003
Fale conosco no telefone
(11) 4118-4003