Saiba tudo sobre CALs de Acesso

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Saiba tudo sobre CALs de Acesso
14 Nov

Saiba tudo sobre CALs de Acesso

Por Marketing em 14 de Novembro de 2018

Se a sua empresa tem um servidor com Windows Server no ambiente, é de extrema importância a leitura desse post sobre CALs de acesso.

CAL (Client Access License) em uma tradução livre significa licença de acesso ao cliente ou simplesmente CAL de acesso; é necessária quando há um servidor com o sistema operacional Windows Server no ambiente. Apesar de haver versões do sistema e utilizações em que a aquisição de CALs é dispensada, na maioria das redes a CAL é necessária para homologar o ambiente como legal .

Com o aumento de ações anti-pirataria em pequenos negócios (leia nosso post sobre esse assunto), o tema tem se tornado uma preocupação recorrente em gestores e proprietários de empresas, porém, infelizmente em um projeto de conformidade e legalização do ambiente de TI, raramente a necessidade de CALs é levantada, muitas vezes sendo inclusive assunto desconhecido por grande parte dos fornecedores de TI, que lembram apenas das licenças de sistema operacional e aplicativos como Office, AutoCAD e Corel colocando em grande risco seus clientes.

 

O que é CAL de acesso?

É uma licença que dá ao usuário ou dispositivo o direito de acesso aos serviços do servidor.

 

Tipos de CALs de acesso.

Inicialmente, dividimos as CALs em duas categorias de licenciamento:

  • Por usuário: a licença fica associada a um usuário, licenciando aquela conta de usuário independente do equipamento cliente.
  • Por dispositivo: a licença fica associada a um equipamento, licenciando aquele equipamento independente de qual usuário esteja utilizando.

Exemplo: Se 30 estações de trabalho acessam um servidor com Windows Server 2016 Standard e  40 usuários trabalham nesses equipamentos; a melhor solução de licenciamento de CALs é a empresa adquirir 30 CALs de dispositivos para o Windows Server 2016.

 

O nosso foco nesse post são apenas as CALs destinadas a sistemas Windows Server e Exchange Server. Sharepoint Server também utilizam CALs de acesso mas seguem uma linha diferente. Observando apenas o Windows Server temos dois tipos de CALs:

  • CAL de acesso: Uma CAL (Client Access License) de acesso dá ao usuário ou equipamento o direito de acessar recursos do servidor; sejam sistemas compartilhados, arquivos/pastas ou impressoras.
  • RDS CAL: Licenças de acesso para cliente dos Serviços de Área de Trabalho Remota (RDS CALs) são necessárias para que cada dispositivo ou usuário se conecte a um servidor Host da Sessão da Área de Trabalho Remota (Host de Sessão de ATR), essas licenças são geridas pelo servidor de licenciamento de área de trabalho remota (Licenciamento RD), antigamente chamado de licenciamento de serviços de terminal (Licenciamento de TS). Um ambiente comum em que se aplica esse tipo de licença é uma rede com thin clients ou conexões remotas diretamente no servidor.

 

Quando a CAL de acesso é necessária?

 

Se no servidor com Windows Server há qualquer sistema que seja acessado por equipamentos clientes, e ainda a versão é a Standard ou Enterprise é obrigatória a aquisição das CALs; é importante apenas verificar com o fornecedor de TI qual o tipo e categoria de CAL mais adequados.

Há alguns sistemas para servidores da Microsoft que isentam a necessidade de aquisição de CALs de acesso; são eles Windows Server Essentials (2016 e 2012) e Windows Server  Foundation (2012 e 2008) o mesmo se aplica para as versões R2 desses sistemas.

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